No próximo dia 29 de agosto, na plenária principal do Startup Summit, será lançado o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento – IBID 2025. Em sua segunda edição, o estudo amplia a base de dados e consolida-se como o principal indicador de referência do país sobre o avanço da inovação nos estados brasileiros. O Startup Summit acontece em Florianópolis (SC) entre os dias 27 e 29 de agosto.
Desenvolvido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o IBID reúne 80 indicadores, que vão de registros de propriedade intelectual a dados sobre infraestrutura, educação, densidade de startups e investimentos em ciência e tecnologia. A nova edição contará, pela primeira vez, com a contribuição do Sebrae Startups, que disponibilizou dados inéditos sobre o número de startups por estado, além de informações sobre o ambiente de negócios.
A palestra “IBID 2025: o mapa da inovação do Brasil em suas mãos” será apresentada no Startup Summit também no dia 29, às 17h, por Rodrigo Ventura, economista-chefe do INPI. “O IBID é uma ferramenta fundamental para compreendermos os desafios regionais e os vetores que impulsionam a inovação nos territórios e para onde devemos direcionar políticas públicas e investimentos”, diz Ventura.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, reforça o papel da entidade na descentralização do ecossistema de inovação: “O Brasil é um país continental e precisa de políticas que contemplem essa diversidade”, afirma. “O Sebrae Startups já impactou milhares de empresas em todos os estados, e nossa presença com esta parceria fortalece essa missão. Somos parte ativa da construção de uma economia mais dinâmica e sustentável, que pode gerar mais empregos, oportunidades e renda por meio do empreendedorismo.”
Para o Sebrae Startups, a parceria representa um avanço na missão de integrar os pequenos negócios às políticas nacionais de inovação. “A inovação precisa ser compreendida como um vetor de inclusão produtiva. Ao colaborar com o IBID, o Sebrae contribui para ampliar o olhar sobre a inovação que nasce nos pequenos negócios e nas startups espalhadas por todo o país”, afirma Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional.
Cenário do ecossistema será pano de fundo do anúncio
O lançamento do IBID 2025 será realizado durante a oitava edição do Startup Summit, que acontece de 27 a 29 de agosto no CentroSul, em Florianópolis. O evento deve reunir mais de 10 mil participantes presenciais e outros 30 mil online, com uma programação de 200 palestrantes distribuídos em nove palcos e uma plenária.
Organizado pelo Sebrae Startups e pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), o evento terá áreas exclusivas para conexão entre startups e fundos de investimento, além de ações como o LinkLab Open Day e a participação de mil startups selecionadas pelo Prêmio Sebrae Startups 2025.
A capital catarinense, sede do evento, é hoje referência nacional em inovação, com uma densidade de startups por habitante superior à de São Paulo e cerca de 25% do PIB local vinculado ao setor de tecnologia.